domingo, setembro 20, 2009

Luddite

[Novembro - 1810]
Ontem eu fui demitido, eu e cerca de 60% das pessoas que trabalham comigo.
Dizem que vão nos substituir por máquinas mais eficientes que nós.
Rachel, minha mulher, disse que vai procurar um emprego nas fábricas, parece que vamos nos mudar para a cidade...

[Julho - 1811]
Entrei para o movimento dos Ludistas, Rachel não gostou muito da ideia, ela disse que isso é coisa pra radicalistas e que prefere me ver trabalhando para ganhar pouco do que destruindo aqueles malditos monstros de ferro. Amanhã vamos invadir aquela fábrica de sapatos do lado do teatro, estou muito entusiasmado.

[Agosto - 1811 ]
Ganhamos um apelido bacana, "os quebradores de máquinas", o Ned disse que estamos indo muito bem e que em breve conseguiremos ser ouvidos... Eu acho que ele está sendo muito otimista, já prenderam, deportaram e enforcaram muitos de nós, eu estou com muito medo.
Ned é muito corajoso, hoje de tarde ele estava me contando que destruiu o traje do seu patrão em Leicestershire, onde ele trabalhava antes de entrar no movimento.
Rachel chama ele de "revoltadinho".

[Outubro - 1811]
"Os que com um só forte golpe
rompem com as máquinas cortadeiras
O grande Enoch dirigirá a nossa vanguarda
Quem se atreverá a detê-lo?
Adiante sempre todos homens valentes
Com acha, lança e fuzil..."

É o trecho de uma de nossas canções, Rachel vive dizendo que virei um vândalo desde que entrei para o movimento, olhe bem pra minha cara, vê se eu tenho cara de quem vai trabalhar 80 horas por semana pra ganhar uma porcaria de salário!?

[Janeiro - 1812]
A nossa luta está cada vez mais perigosa... na quinta- feira Adrian foi enforcado, estou furioso.
Confesso que não aguento mais isso, só vou continuar pelo meu querido amigo Adrian...

[Abril - 1812]
Hoje a noite vamos invadir a manufatura de William Cartwright, aquele metido!
Esse vou invadir com gosto, cara mais metido eu nunca vi! Estou sentindo Rachel meio fria comigo, o que será que está acontecendo?

[Junho - 1812]
Rachel me largou, disse que estou me envolvendo demais com o movimento. Ela não me entende mesmo! Faço isso para defender meus direitos! Esses superiores acham que podem chegar colocando essas porcarias de ferro no lugar de nossas mãos trabalhadoras e vamos aceitar numa boa? me poupe! E ainda acabam com meu casamento, agora, mais do que nunca, tenho um grande motivo pra ir contra a mecanização do trabalho!

[Setembro - 1812]
malditos trade-unions! estão acabando com as nossas revoltas. Cansei, vou sair desta droga, perdi minha mulher, minha dignidade, tô pobre, vou virar mendigo, com sorte ganharei alguns tostões..

[1813]
Sorte minha ter saído ano passado, estou trabalhando honestamente como Rachel sempre quis, ganhando pouco, trabalhando como um corno, mas estou feliz, aquilo não era vida.
Soube que 64 dos meus amigos Ludistas foram acusados de terem atentado contra a manufatura de Cartwright, aquele metido! 13 foram condenados a morte e 2, John e Phillip, a deportação para as colônias. Estou morrendo de raiva, pensando em voltar ao movimento, mas ele está ficando fraco e não quero ter o mesmo fim de meus amigos. Os Cartistas estão conquistando várias direitos políticos e tal, eles foram mais éticos que nós, talvez eu devesse entrar para o movimento dos Cartistas...

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa !!! Me lembrou do meu ensino médio. Meu prof de História da época mandava a gente fazer um diário de um personagem qlq vivendo em um momento histórico. Era bem neste estilo. Eu acho q tive q fazer alguém q viveu na época da guerra de idependência dos EUA.